sexta-feira, 7 de junho de 2013

O protocolo, a etiqueta e o meu futuro olhar

Para que as pessoas percebam porque escrevo este texto, será conveniente informar que desde 20 de Fevereiro que faço formação na área de Planeamento, Gestão e Realização de Eventos e que entre todos os assuntos abordados há um módulo sobre Gestão dos Protocolos em Eventos.
Ora este módulo não só trata dos protocolos oficiais ou empresariais como de normas de comportamente, nomeadamente etiqueta e cortesia.
E muito sinceramente, se na maior parte dos módulos adquiri conhecimentos que não tinha, e fica por aí, pois de maneira nenhuma irei dedicar-me à realização de eventos, já o módulo dos protocolos e etiqueta é diferente, porque além de ficar a saber legislação que regula o protocolo oficial, fiquei a conhecer normas de etiqueta que me ajudarão a ser e a ver melhor os comportamentos que me rodeiam.
A partir de hoje, que termina este módulo, nunca mais olharei o mundo com os mesmos olhos.
Inconcientemente de certeza irei reparar na colocação de bandeiras nas cerimónias oficiais, se numa reunião e na mesa da presidência as pessoas estão distribuidas de acordo com o seu estatuto, se as leis das precedências estão a ser devidamente cumpridas, etc, etc.
Mas talvez o que irá ter mais impacto no futuro serão as normas de etiqueta e cortesia, porque isso mostrar-me-á de uma maneira diferente e verei os outros de maneira diferente, num sentido crítico, que pode ser positivo ou negativo.
Também pelo facto de ser este o módulo que mais quero aprofundar, não só através de algumas especializações e complementos formativos, como também através da escrita e formação que quero dar nesta área.
E com este módulo terminado, dou por terminada para já, a minha participação neste curso, deixando o meu agradecimento a todos os formadores que tive o prazer de ter, bem como à Secretária do Curso e colegas de formação.
O meu bem-haja a todos e votos do maior sucesso no futuro para todos,

1 comentário:

Unknown disse...

Aprecio muito o seu blog. Todos os dias tenho visitado o mesmo e delicio-me com os seus posts. Espero que continue com o bom trabalho.

Cumprimentos

Joanne

www.brandleaderemaildatabases.com