Para
que as pessoas percebam porque escrevo este texto, será conveniente
informar que desde 20 de Fevereiro que faço formação na área de
Planeamento, Gestão e Realização de Eventos e que entre todos os
assuntos abordados há um módulo sobre Gestão dos Protocolos em Eventos.
Ora este módulo não só trata dos protocolos oficiais ou empresariais como de normas de comportamente, nomeadamente etiqueta e cortesia.
E muito sinceramente, se na maior parte dos módulos adquiri
conhecimentos que não tinha, e fica por aí, pois de maneira nenhuma irei
dedicar-me à realização de eventos, já o módulo dos protocolos e
etiqueta é diferente, porque além de ficar a saber legislação que regula
o protocolo oficial, fiquei a conhecer normas de etiqueta que me
ajudarão a ser e a ver melhor os comportamentos que me rodeiam.
A partir de hoje, que termina este módulo, nunca mais olharei o mundo com os mesmos olhos.
Inconcientemente de certeza irei reparar na colocação de bandeiras nas
cerimónias oficiais, se numa reunião e na mesa da presidência as pessoas
estão distribuidas de acordo com o seu estatuto, se as leis das
precedências estão a ser devidamente cumpridas, etc, etc.
Mas talvez
o que irá ter mais impacto no futuro serão as normas de etiqueta e
cortesia, porque isso mostrar-me-á de uma maneira diferente e verei os
outros de maneira diferente, num sentido crítico, que pode ser positivo
ou negativo.
Também pelo facto de ser este o módulo que mais quero
aprofundar, não só através de algumas especializações e complementos
formativos, como também através da escrita e formação que quero dar
nesta área.
E com este módulo terminado, dou por terminada para já, a
minha participação neste curso, deixando o meu agradecimento a todos os
formadores que tive o prazer de ter, bem como à Secretária do Curso e
colegas de formação.
O meu bem-haja a todos e votos do maior sucesso no futuro para todos,
1 comentário:
Aprecio muito o seu blog. Todos os dias tenho visitado o mesmo e delicio-me com os seus posts. Espero que continue com o bom trabalho.
Cumprimentos
Joanne
www.brandleaderemaildatabases.com
Enviar um comentário