segunda-feira, 22 de julho de 2013

Contínuo ou continuo...

Cada vez que penso nisto dá-me vontade de rir...
Ora bem, eu explico. Está a decorrer no Museu da Carris em Lisboa uma exposição  de arte (?) a que os autores chamaram Contínuo.
Os autores são Miguel Palma e João Ferro Martins, que não tenho o prazer de conhecer, mas, caramba, uma coisa é ser fotógrafo outra é apreciar arte.
Pois hoje no intervalo do almoço e porque estou por ali por perto, resolvi ir ver a dita exposição. Dirijo-me à cabine dos seguranças na entrada no Museu, e digo ao que vou: gostaria de ir ver a exposição.
O senhor que me atende diz-me que a mesma está a decorrer em dois lugares: na Galeria e na Carpintaria.
Como o tempo que tenho é limitado resolvi ir à galeria que fica mesmo ali ao lado. Dirijo-me à galeria, entro e ponho-me á procura das ditas obras de arte em exposição. Nada. Numa das paredes apenas um pau com alguns rolos de fita e uma moldura com um um folheto, duas outras peças que penso ser umas juntas de motor, mas "obras de arte" nada.
Saio e pergunto de novo ao dito senhor se a referida exposição não teria já acabado. Ele solicito responde-me que as obras em exposição são efectivamente aquelas duas "obras" penduradas na parede. Deu-me vontade de rir e fiquei de pé atrás porque achei que o senhor estava a gozar comigo. Mas ao ler a ficha técnica da exposição, lá está "Junta 45" - Juntas de ambulância Chevrolet, página de catálogo técnico de Miguel Palma e "Untitled Made in China" - cabo de vassoura, fitas adesivas e de marcação, cordel de João Ferro Martrins.
Bem, sinceramente senti-me um ignorante em arte e resolvi ir embora. Mas... já que estava ali porque não ver a arte exposta na Carpintaria?
A mesma arte de que sou uma autêntica besta a apreciar. 
Deixo-vos algumas fotografias das obras de arte exposta e nem vou dizer mais nada, a não ser que a exposição está patente ao público até 27 de Setembro, e que pode ser visitada (gratuitamente) das 10 às 17 horas de 2ª a sábado.
Junta 45, 2013, de Miguel Palma

Untitled Made in China, 2013 de João Ferro Martins

Sem Rede, 2013 de Miguel Palma
PS.: Alguns dos comentários deixados no Livro de Visitas são bastante interessantes...
Se percebem mais de arte que eu visitem, se não percebem visitem também!

Sem comentários: