quinta-feira, 17 de abril de 2008

O serviço técnico

Quando criei este Blog tinha como objectivo falar das fotografias que vou fazendo. No entanto e como já aconteceu, o mesmo serve-me para desabafar alguns protestos ou situações em que sou protagonista.
E é assim hoje também. Vou protestar e desta vez pela falta de competência de algumas pessoas que ganham o seu dinheiro em grandes empresas, mas que talvez por isso, fazem o que bem entendem e continuam a receber os seus vencimentos, que muitas vezes não merecem
Vem esta introdução a propósito do seguinte:
No sábado passado, dia 13 de Abril, tive um problema com o meu computador, que quando o ligava e começava a abrir o Windows, não passava do ecran de boas-vindas.
Pensando tratar-se de problema do PC levei-o à Vobis, loja do Retail Park de Eiras, Coimbra, onde o havia comprado e como ainda estava na garantia, a fim de que resolvessem o problema. O funcionário da Vobis que me atendeu informou-me que se fosse um problema de software que não era incluido na garantia, e que teria de pagar o arranjo, a que eu concordei. Aproveitando o facto de o computador ali estar mandei instalar um leitor/gravador de DVD e CD's, pois achava que o que estava no computador era demasiado lento, uma vez que trabalho com fotografias e exigem maior rapidez. Comprei o DVD e ali o deixei para então o instalarem.
Na 2ª feira, dia 15 passei pela Vobis ao fim da tarde e para além de o problema "estar resolvido, uma vez que era um problema de software" o gravador estava instalado. Paguei o serviço e vim para casa. Montei o PC e ligo-o e aí começam as minhas dores de cabeça. O DVD não grava, quando mando gravar dá-me a mensagem que "está inacessível", o problema que me fez lá levar o computador está resolvido mas veio com montes de outros.
Ligo para a linha azul da Vobis, e ponho o problema, mas respondem-me que o técnico não está.
Ontem de manhã, desmonto tudo e vou de novo à loja da Vobis a Eiras, e o técnico não está, só de tarde. Mas que a única solução seria apagar o disco e instalar tudo de novo. Ora como não posso estar sempre a deslocar-me para Coimbra, trouxe de novo o computador com todos os problemas e uma vez que não estou para perder tudo o que tenho guardado no computador, nem concordei que fosse essa a única solução. Valeu-me ligar ao System Care da Sapo, que apesar de ser um serviço pago, os técnicos que me atenderam, muito amavelmente tiveram a paciência de ali estar a explicarem-me tudo o que devia fazer e aparentemente a maior parte dos problemas que vieram da Vobis estão resolvidos.
Ah! Já agora aproveito para dizer, que quando o PC foi adquirido o vendedor nos aconselhou este porque era o topo de gama, na altura, e fazia isto, e aquilo e aqueloutro.... e até tinha uma ficha fire-wire para ligar a câmara de vídeo. Só que quando ligo a câmara a primeira vez não deu nada e fui lá para me verem o que se passava. Então foi-me informado que apesar de ter a referida ficha, não tinha placa, isto é, é como se eu tivesse a ficha da electricidade em casa para ligar o candeeiro, mas não tem fios, por isso de nada vale.
Comprei uma placa que foi instalada e paguei, e deixei lá a câmara para testarem. Quando levantei o PC e câmara, cheguei a casa fiz um filmezito para depois ver como funcionava, e surpresa, continuava a não dar nada. Mas a ficha funcionava, só que me tinham queimadao a ficha de saída da câmara de vídeo....
Perceberam o que quero dizer, né.
Bem reclamei na altura para a Vobis, por mail que me responde que iriam ver o que se passava e me informariam depois. Até hoje e já lá vão uns bons meses, senão já um ano. Estou á espera da dita informação.
Conclusão: à Vobis eu não vou mais, nem que me paguem...
Passem bem.

2 comentários:

Alberto Correia disse...

Já te disse que a melhor solução é mesmo ires a Aveiro. Boa Faculdade e bons alunos fazem isso tudo rápido, bem e a bons preços. Não acreditam em mim e depois sofrem, querias o quê na Vobis? Um bom técnico a ganhar o ordenado minimo e a prazo, o melhor que devem ter nas lojas é miúdos com cursos profissionais mal tirados ou 12º ano feito à noite.
Leva isso a Aveiro e diz que queres um avião e levas uma nave inter-espacial para casa.
Nessas cenas procuro sempre os melhores, como se de um médico trata-se.

Alberto Correia disse...

Já te quilharam a carteira.