quarta-feira, 25 de junho de 2008

Fraga da Pena


Localizada próximo da aldeia serrana de Benfeita e integrada na Mata da Margaraça, esta queda de água - originada por um acidente geológico - é um dos mais peculiares recursos naturais da área de paisagem protegida da serra do Açor. O facto de a cascata ocorrer num vale muito apertado, gera uma micropaisagem inesperada, com vegetação a cobrir o xisto. O desnível principal da Fraga da Pena tem 20 m e é alimentado pela Barroca das Degrainhas, formando uma primeira lagoa cujas águas escorrem para uma outra, de menores dimensões, originando uma segunda cascata.

Benfeita é uma pequena aldeia localizada na margem esquerda do rio Alva, no Concelho de Arganil, distando 21 Kms de Arganil, 79 Kms. de Coimbra e 262 Kms. de Lisboa, via A1 (até à saída para Coimbra-Norte), IP3 (até à saída para IC6-Covilhã), IC6 (até ao fim) e EN 17 (até Coja).

Inserida numa região predominantemente montanhosa, está situada a cerca de 450 metros de altitude, na encosta da serra do Açor, num pequeno vale rodeado pelas cumeadas da Deguimbra, do Monte Redondo, da Picota da Margaraça e da Chama. Sendo atravessada pelas frescas ribeiras da Mata e do Carcavão, a Benfeita não tem outros horizontes que não sejam as encostas que a envolvem e o céu que tudo cobre.

Alguns elementos deste texto foram retirados de:http://benfeita.planetaclix.pt/
que aconselho a visitar

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma imagem excelente meu amigo, lindíssimo o véu que é criado pela queda de água.
Fabulosa a descrição que acompanha a fotografia.

Parabéns, um grande abraço com Amizade.

Anónimo disse...

Linda imagem, e magnifica descrição, parabéns