sexta-feira, 18 de junho de 2010

Junta de Freguesia de Antes leva alunos da Escola EB1 da freguesia em visita de estudo à Assembleia da República

O regresso à Antes

A aguardar para o regresso à Antes, nas escadarias frontais da Assembleia da República

A Guarda da Assembleia da República

As crianças ficaram "fascinadas" com a presença da Guarda da Assembleia da República

Fotografia de grupo nas escadarias frontais da Assembleia da República

Fotografia de Grupo na Sala do Senado

Durante um momento de uma lição de história das viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, dada pela Drª Rosa Albernaz


Na Biblioteca da Assembleia da República, vendo-se nesta fotografia o Sr. Deputado Dr. Vitor Brandão Fontes e a Vereadora da Assembleia Municipal da Mealhada Arminda Martins

Momento da entrega de uma lembrança ao Sr- Presidente da Junta da Freguesia de Antes, Benjamim de Almeida, pela Deputada Drª Rosa Albernaz

Na Assembleia da República, numa das Escadarias

A Srª Deputada e Vice-Secretária da Mesa da Assembleia Rosa Maria Albernaz do PS que nos "guiou" através de uma lição sobre a história da Assembleia da República

A deputada Dra Rosa Albernaz durante algumas explicações

Nas traseiras da Assembleia da República

Nos Passos Perdidos - Assembleia da República

Visita guiada à Assembleia da República

No autocarro

A partida frente à Escola EB 1 de Antes


No âmbito das suas actividades de carácter social a Junta de Freguesia de Antes organizou uma visita de estudo à Assembleia da República em Lisboa para as crianças da escola EB1 de Antes, bem como para seus pais ou avós, professores e alguns convidados.

A convite do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Benjamim de Almeida, acompanhámos esta visita com o objectivo de a registarmos fotograficamente e recolhermos elementos para a elaboração de um apontamento de viagem para a página da internet da Junta de Freguesia, bem como na qualidade de colaborador do Jornal da Mealhada.

Após a saída pelas 8 horas de frente da Escola, fizemos a viagem em autocarro da Rodoviária da Beira Litoral tendo chegado a Lisboa cerca das 10 horas. Fomos então recebidos pela Senhora Deputada Rosa Albernaz, Vice-secretária da Mesa da Assembleia e eleita pelo Círculo de Aveiro pelo Partido Socialista, e fomos levados numa visita guiada através das instalações da Assembleia da República, tendo visitado lugares bem emblemáticos como a Sala do Hemiciclo, Passos Perdidos, Sala do Senado, Biblioteca, onde em cada lugar a Senhora Deputada nos dava explicações numa demonstração de grande conhecimento, mas também de humildade e paciência.

Após a visita pelas instalações almoçámos na cantina da Assembleia, tendo após o almoço, assistido a uma das sessões plenárias na Sala do Hemiciclo, onde fomos testemunhas ao vivo de um debate parlamentar.

Cerca das 17 horas chegou a hora do regresso, que infelizmente todos lamentámos, mas que ainda permitiu para fazer a fotografia de todo o grupo nas escadarias frontais da Assembleia da República, com a Senhora Deputada Rosa Maria Albernaz e Senhor Deputado Vitor Manuel Brandão Fontes, também eleito pelo Partido Socialista.

No regresso à Antes ainda passámos frente ao Mosteiro dos Jerónimos, tendo parado por algum tempo para que todas as crianças ou adultos pudessem lanchar nos jardins frontais do Mosteiro e regressámos.

Durante a viagem de regresso ouvimos as crianças sobre o que acharam da visita tendo elas sido unânimes no seu contentamento pela visita achando que “ Senhora que nos recebeu é muito simpática”, bem como ouvimos as opiniões das Professoras Sofia Ferreira, responsável do Inglês (AEC), Liliana, do 3º e 4º Ano e Alice do 1º e 2º anos da Escola de Antes que nos disseram que tinham gostado bastante da visita, que os seus alunos vieram mais enriquecidos não só culturalmente como mais sensibilizados para a cidadania, bem como ficaram bem satisfeitas com a excelente organização desta viagem que a Junta de Freguesia achou por bem organizar.

Pela nossa parte só nos resta agradecer também à Junta de Freguesia de Antes e aos seus elementos, nomeadamente ao seu Presidente, bem como à Senhora Vereadora Arminda Martins que nos acompanhou e Exma. Deputada Rosa Maria Albernaz.

Jornal da Mealhada de 30 de Junho de 2010

Sem comentários: