quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Prioridade à... Fotografia

Ao longo dos últimos 5 anos tenho feito milhares de fotografias. Através da Blurb editei 3 livros de fotografia de natureza, participei em algumas exposições, visitei centenas de locais sempre na ânsia de fotografar qualquer coisa.
Fiz o Curso de Formadores para ensinar fotografia e outros cursos.
E sonhava, sonhava principalmente que um dia as "coisas" dariam uma volta e a "minha oportunidade" chegaria. E o que eu considero ser a "minha oportunidade" era alguém reconhecer o meu trabalho na área da fotografia e dar-me uma oportunidade de "fazer mais".
Durante o Curso de Formadores elaborei um Manual Básico para Iniciados em Fotografia, que me serviu de "exame final" e que em Junho recuperei e aperfeiçoei com o objectivo de publicar, novamente, através da Blurb. Assim fiz e após ter em meu poder o referido livro contactei com algumas editoras com o objectivo de saber do seu interesse numa edição em Portugal com distribuição pelas Livrarias do nosso País.
Apareceram três editoras que demonstraram interesse mas punham algumas condições que de certo modo nem eram nada de especial, mas que neste momento eu não poderia aceitar.
Senão quando durante a Exposição de Fotografia Luso-Brasileira recebo a visita do amigo António Vieira da Silva, Administrador das Edições Vieira da Silva, uma das editoras interessadas na publicação, "com condições" para visitar a exposição.
Após a visita pelas diversas fotografias expostas segue para a Ericeira com o objectivo de participar no lançamento de um livro da sua editora, sem que antes, ao despedir-se, me dissesse:estamos a analizar o seu livro...
Por coincidência o amigo João Edgar, um dos fotógrafos presentes nesta exposição, tinha-me dito: Amigo João, tu és um lutador, nunca páras, mais dia menos dia, alguém vai dar uma oportunidade ao teu trabalho.
E não é que na segunda-feira, dia 6 deste Agosto, que jamais vou esquecer, recebo um telefonema das Edições Vieira da Silva, que me diz: caro João, vamos editar o seu livro, numa primeira edição para Portugal, depois para Espanha e o nosso distribuidor em Espanha, está interessado também em distribuir o seu livro na Bélgica.
Fiquei sem palavras...
E ainda acrescentou: Se não se importa apareça nos nossos escritórios para aprofundarmos pormenores e assinarmos o contrato...
E assim aconteceu ontem, dia 7 de Agosto de 2012 foi assinado o contrato de edição do meu livro Prioridade à... Fotografia, Manual Básico para Iniciados à Fotografia.
A "minha oportunidade" apareceu finalmente e dentro de um mês ou pouco mais o meu livro será lançado num local qualquer desta Lisboa, autografando eu os livros que forem adquiridos pelos partipantes no Evento.
Não quero deixar de aqui expressar os meus agradecimentos aos amigos dos diversos grupos do facebook de que faço parte pelas palavras de incentivo, aos amigos Tó Félix, João Edgar e Carlos Rio pelo apoio sempre presente, ao amigo António Vieira da Silva das Edições Vieira da Silva pela oportunidade, e principalmente à minha Esposa Ana Ribeiro, que Prefaciou o livro e "me levou" a tantos locais de Portugal para fotografar, para além de estar sempre a incentivar-me e a tecer elogios sobre este livro que agora os "candidatos a fotógrafos" irão encontrar, "numa livraria perto der si".
Durante a assinatura do contrato (Fotografia de Ana Ribeiro)

capa do livro PRIORIDADE À... FOTOGRAFIA



Sem comentários: