segunda-feira, 10 de agosto de 2015

As novas tecnologias e as dependências

Confesso que o tema me atrai bastante, direi mesmo que sou um apaixonado do tema, mas por incapacidade económica não me sinto totalmente atualizado. Estou a referir- me às novas tecnologias, mais concretamente, aos smartphones e suas capacidades tecnológicas, e ainda em mais concreto ao acesso a internet, Wi-Fi, dados, redes sociais, sms, e-mail e muitas coisas que as APP permitem...
Por isso estive a ver um programa sobre o tema que me pôs a pensar!
Entre tantas coisas que fiquei a saber, reti algumas que vou partilhar. Para uns será novidade como o foi para mim, para outros não o será concerteza!
Desconhecia que pelo facto de andarmos com o wi-fi ligado propositamente ou inadvertidamente o nosso smartphone pode estar a ser acedido pelas mais variadas entidades, pessoas ou instituições ou mesmo pelos estabelecimentos comerciais por onde andamos. Inclusivamente apresentou um caso recente de uma manifestação numa praça da Ucrânia e após a passagem dum drone, poucos momentos volvidos, os manifestantes receberam no telemóvel um sms a dizer que tinham sido identificados.
Que já há pequenos gadgets que se podem adquirir por valor inferior a 30 euros que acedem naquela situação aos smartphones nas proximidades que tenham o wi-fi ligado e nos permite saber que chamadas foram feitas, o nome para quem foram feitas ou os números, a que horas, duração para além de aceder aos nossos dados pessoais. O que significa que as relações pessoais podem ser conhecidas.
Que com estas coisas modernas das redes sociais, sms, jogos, que já há tecnodependestes, recorrendo muitos a centros de desintoxicação.
Que... Que... Que...
Até amanhã se amanhã resolver aqui vir. Caso opte por passar a fazer dieta para tratar, ou melhor, controlar, a minha apetência (não digo dependência) pelo Facebook, então não virei.
Quanto ao telemóvel vou passar a fazer algo que já fiz por esquecimento: "esquecer-me" dele em casa ou "inadvertidamente" andar com ele desligado.
Tenham uma boa noite!

PS - Texto publicado na minha página pessoal do Facebook

Sem comentários: