domingo, 16 de dezembro de 2007

O Combóio Verde


Adoro combóios. Se pudesse estava sempre junto a uma linha do caminho de ferro a ver passar os combóios. E é desde criança esta fascinação.

Os combóios para mim são um meio de viajar para longe, nem que seja numa viagem da imaginação.

Por acaso tenho a sorte de a linha Lisboa/Porto passar na Mealhada, meu concelho e distar apenas 2 quilómetros de minha casa, assim tenho oportunidade de os ver passar, especialmente o Alfa, que pela sua velocidade ainda me atrai mais.

Então imaginem quando num dia destes ao passar uma passagem de nível, duma linha que pensei estar desactivada, a cancela se fecha e quando dou por mim estava a contemplar uma automotota verdinha a sair do meio dos eucaliptais e pinhais. Fiquei fascinado.

Uma única carruagem, a diesel, cheia de grafites, e pára na estação de Murtede, ali a 100 metros do local onde eu estava.

Afinal o ramal da Pampilhosa para a Figueira da Foz está ainda em actividadem, embora o estado da linha denote o contrário, e já prometi a mim próprio: em breve vou fazer aquela viagem...

Sem comentários: