sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Homenagem ao Sr. Jindrich Trachta - 30 de Agosto

Sr. Jindrich Tracha (fotografia retirada do site sobre o Centro de Memória Jindrich Trachta)

Jindrich Trachta nasceu na Checoslováquia em 30 de Agosto de 1921, em Zeravice, filho de Jakub Trachta e Maria Dobiasová.

Após a mudança de seus pais para Veseli nad Moravou, cidade na margem do Rio Morava, Jindrich entra para o 1º ano da escola pública, que frequentou até ao 5º ano. Depois da conclusão deste, ingressa na Escola Burguesa.

No terceiro ano dessa escola recebe o certificado de cumprimento da obrigação escolar de 8 anos, contudo matricula-se no 4º ano a fim de aprender contabilidade, dactilografia e estenografia.

Concluindo a Escola Burguesa com distinção, recebe a medalha de melhor aluno durante os oito anos, distinção esta sem paralelo, uma vez que foi dos alunos mais pobres da escola, porém com uma vontade enorme de saber.

A conselho de alguns professores passou a frequentar o Ginásio real de Straznice, tendo em 6 de Julho de 1942 sido aprovado nas provas de nível universitário, que não pode continuar porque Hitler fechou todos estabelecimentos de ensino deste nível aos Checos.

Após ter trabalhado numa fábrica de calçado e ter cumprido parcialmente o serviço militar ingressa na Faculdade de Filosofia da Universidade de Masaryk.

Tendo o desejo de abandonar o seu país, cumpre o serviço militar e com a subida ao poder dos comunistas na Checoslováquia e por pressões a fim de colaborar com o regime, que sempre recusou, abandona o País com destino à Alemanha Ocidental e depois de se ter inscrito para emigração, opta pelo Brasil onde chega a 9 de Maio de 1949. Estudando afincadamente a língua portuguesa e depois de ter trabalhado em diversas firmas é apresentado ao Dr. Jan Antonin Bata em 14 de Maio de 1950, começando a trabalhar na colonização empreendida pelo Dr. Bata.

Casa-se a 25 de Dezembro de 1951 com Dona Marina Gonçalves do Amaral e muda-se para Batayporã, onde lhe nascem seus filhos Dario, Leonide, Dalibor e Henrique, porém ainda cria 2 crianças órfãs.

Em 1959 consegue a naturalização, mas esta só lhe é concedida em 1969.

Adquire seus direitos políticos a pedido de cidadãos do município, e candidata-se para o cargo de Perfeito Municipal de Batayporã, sendo eleito e assumindo o cargo em Janeiro de 1973.

Foi professor de História, Filosofia, Matemática e Mecanografia.

A vida do Sr. Jindrich Trachta foi sempre uma subida pela escada íngreme da vida, subida essa muito difícil, mas que lhe augurou o maior respeito de todos que com ele conviveram.

Esta é a minha homenagem a este Senhor, pai de Dario Trachta e sogro de Elsa Trachta, fotógrafos e grandes amigos do Reflexos Online, na comemoração dos 88 anos do seu nascimento.


Dados biográficos colhidos do Centro de Memória Jindrich Trachta (http://www.cmjt.org/)

2 comentários:

Isabel Maria disse...

Uma homenagem merecida, muito original,bem ilustrada e com uma história de vida brilhante e algo sofrida.
Associo-me a essa homenagem parabenizando o aniversariante e o autor da homenagem.
Beijinho
Isabel Maria

Anónimo disse...

Por maior que seja a homenagem prestada a esse cidadão, jamais atingirá o ápice do seu merecimento. Tive o privilégio, na minha adolescencia de conviver (anos sessenta) com esse ser humano impar.

Cidinês Dadalto
cidinesdadalto@hotmail.com