quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama



Assinala-se dia 30 de Outubro o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Com esta data pretende-se sensibilizar a população nacional, em particular as mulheres, para a importância do rastreio e prevenção desta doença que afecta sobretudo, mas não apenas, as mulheres acima dos 45 anos. O auto-exame regular dos seios, por palpação e a realização de mamografias são as principais medidas de prevenção. Se detectado precocemente, o cancro dos seios é, na grande maioria dos casos, curável.

Todos os dias morrem quatro a cinco mulheres devido a cancro da mama. Neste Dia Nacional de Prevenção, não é demais lembrar que a «chave para a resolução deste problema é o rastreio e a detecção precoce».Todos os anos são diagnosticados mais de 3800 novos casos, segundo a Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS).
Entre os dias 26 a 30 de Outubro, a Associação Ame e Viva a Vida lança em Portugal a campanha de prevenção e sensibilização ‘Saiba o que lhe vai no peito’. A campanha tem por objectivo alertar todas as mulheres, para a importância do diagnóstico precoce no tratamento do cancro da mama.
No dia 30 de Outubro de 2009 as mulheres portuguesas deverão vestir uma peça de roupa cor-de-rosa, a campanha será divulgada em vários meios de comunicação e também através das caixas multibanco que exibirão em seus ecrãs a imagem da campanha.
É recomendado que anualmente a mulher deve procurar um ginecologista para fazer os seus exames preventivos e como medida de prevenção, a mulher deve realizar o auto-exame mamário todos os meses. Aconselha-se que a mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos com intervalos de um a dois anos. Mas tudo depende de cada médico e de cada caso.
Saiba mais sobre a campanha visitando o site: Ame e Viva a Vida

Sem comentários: