quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Parabéns Carlos Rio

Carlos Rio e sua Esposa Tita, junto à Lagoa do Sume, aquando da visita que me fizeram em Setembro do ano passado


Não poderia deixar de homenagear este excelente fotógrafo de Natureza, professor, escritor e apresentador de televisão, que tenho a honra de ter como amigo, e que festeja hoje o seu aniversário.
Penso que as palavras que o Biólogo Paulo Mota escreveu no Prefácio do Livro "Fão Natural... património natural a preservar no Parque Natural do Litoral Norte" de autoria do Carlos Rio dizem bem do que é o Carlos como fotógrafo e conhecedor da Natureza:
A vontade que o Carlos Palma Rio sempre evidenciou para se levantar a horas consideradas impróprias, seja para explorar os encantos ambientais de Esposende, seja pelo simples prazer de observar a fauna local ou até para ir anilhar aves para a Lagoa de Apúlia, fica aqui exposta pelo excelente conjunto de imagens com que nos brinda do vasto espólio que já me foi dado a conhecer.
No entanto o autor não se fica apenas pela captura de belos momentos da Essência Natural que a zona onde vive produz, também é uma pessoa que se rege pelo rigor científico, ao pretender sempre o máximo de esclarecimentos sobre a nomenclatura dos nomes taxonómicos dos indivíduos e sobre a pesquisa das características ecológicas da totalidade das espécies que congela nas suas imagens.
Livros como este são instrumentos de melhoria do conhecimento dos portugueses e de todos aqueles que se passeiam pelos nossos espaços naturais.
.................................................
.................................................

Um abraço muito forte meu amigo, e que faças muitos aniversários, com saúde e sempre a fotografar a Natureza tão bem como tu sabes.

1 comentário:

Carlos Rio disse...

Grande abraço, Meu Amigo.
Obrigado