segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fotografia de Natureza, uma grande lição

A bela Silene Colorata

Crocosmia crocosmiiflora

Aashena Affinis

Aranha da espécie Araneus diadematus


Vive como se morresses amanhã. Aprende como se vivesses para sempre.

Gandhi


Como fotógrafo de natureza tenho fotografado bastantes espécies não só da flora como da fauna. Para além de aves, espécie que muito me atrai, também tenho uma predilecção especial pelas aranhas e pelos odonatos.

Dentro das espécies dos odonatos que tenho fotografado, durante o ano de 2009 fotografei a espécie Aashena Affinis, que a exemplo de outras espécies pus no meu Blog, Jóias da Natureza, e que ao ser consultado por internautas, foi também visto por um dos elementos do Centro para a Investigação da Biodiversidade (Cibio-Up), que me informou ter sido a terceira vez que esta espécie havia sido fotografada em Portugal, o que muito me orgulhou por ter sido o autor de tal raridade.

Para além destas espécies, a águia, no caso a águia-de-asa-redonda é uma das aves que mais prazer me tem dado observar e fotografar, ou por exemplo os flamingos ou as garças, principalmente a garça-imperial, espécie com número reduzido em Portugal e que tive o grato prazer de fotografar, para além de algumas espécies de percevejos.

Outra das espécies que mais gozo me deu fotografar, e que me levou quase um ano a fazê-lo devido à dificuldade em fazê-lo, foi o Guarda-rios ou Martim Pescador. E quando o fotografei senti um misto de vaidade e orgulho por ter no meu espólio fotográfico tal espécie, pela sua beleza e como atrás disse pela dificuldade em consegui-lo. Esta espécie é quase um troféu para todos os fotógrafos de natureza.

Esta actividade tem-me levado a um maior conhecimento, pois procuro sempre conhecer melhor as espécies que fotografo e compartilhar não só através dos meus Blogs, o já referido Jóias da Natureza e um só dedicado às aves, o Blog Aves da Minha Terra, como inclusivamente, originou a criação por mim de uma Rede Social, a FANATURE – Fotógrafos Amadores de Natureza, em 3 de Novembro do ano passado e que hoje já tem mais de 70 membros, não só portugueses, como espanhóis, americanos e brasileiros e que foi visitado por mais de 10.500 internautas de todo o mundo.

Também com a fotografia das espécies tenho verificado nas pesquisas que faço que o clima no nosso País se tem alterado, originando a que espécies que noutros tempos migravam, hoje se mantém por cá todo o ano, como são o caso das cegonhas, garças ou dos flamingos.

Hoje as minhas fotografias de Natureza são vistas em todo o mundo, e por isso tenho sido solicitado para encontros e, inclusivamente, fotografias minhas ilustram livros de outros autores.

Ao nível da flora tenho fotografado espécies que para mim foram totalmente novas, caso da orquídea “Satirião-menor” que desconhecia totalmente ou da bela Crocosmia crocosmiiflora ou da Silene colorata.

Este texto faz parte do meu PRA do 12º Ano. A fotografia de Natureza teve esse condão de me fazer despertar para novos conhecimentos e não contente com o que sei hoje, apesar dos meus 59 anos, voltei “a ser criança” e retornei à escola. Tenho tido grandes alegrias com os conhecimentos adquiridos e se a saúde não me faltar atingirei o objectivo que me propus: a Licenciatura em Biologia.


Este texto foi publicado no Jornal da Mealhada de 21 de Abril de 2010

Sem comentários: