segunda-feira, 7 de março de 2011

Penedo de Lexim


Por diversas vezes tenho passado em Arrifana, mais ou menos a meio caminho da Malveira e Mafra e sempre me despertou a curiosidade porque havia uma sinalização dizendo Penedo de Lexim. 
Hoje não resisti e fui ver (e fotografar) o Penedo de Lexim, que consta ser o resultado de um vulcão...
Dos diversos apontamentos encontrado, consta:
"O Penedo do Lexim, identificado desde 1879, constitui um dos locais de referência para o estudo do período Calcolítico em Portugal. A importância científica e patrimonial deste sítio originou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público e motivou a implantação de um projecto de investigação promovido pela autarquia a partir de 1998.

A chaminé vulcânica do Penedo do Lexim foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do Município de Mafra. Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos, desde o Neolítico (
4000 antes de Cristo) até à época Romana."

Só tenho palavras para vos dizer o seguinte: aproveitem um dia de férias, um fim-de-semana prolongado (ou não) e venham ver, não só este local como um pouco mais abaixo a "Aldeia da Mata Pequena", uma jóia do nosso património popular e que vai ser objecto de um Post diferente e exclusivo. 

Um pouco (ainda mais a baixo) há uma pequena aldeia, onde se encontram algumas habitações recuperadas características da paisagem saloia, com alguns burros num cercado, possivelmente para "alugar" ao visitante que queira recriar épocas passadas da região.

 O local onde estou é o local onde existiu o vulcão. Simplesmente lindo não só este local, como o espaço envolvente e toda a paisagem que se desfruta deste local.

Sem comentários: