quinta-feira, 10 de março de 2011

Aldeia da Mata Pequena

Após um encontro em Mafra com o meu primo João Ramos, este sabendo da minha paixão pela fotografia falou-me num local que "teria bastante interesse fotográfico". Esse local seria "um pequeno povoado rural, cujas origens remontam ao período da ocupação romana".
Encontrámos-nos então com o Sr. Diogo Batalha, o responsável pela pequena aldeia e o grande recuperador das habitações, permitindo com o seu trabalho "devolver à Aldeia a sua identidade original, afirmando-a como um dos raros exemplares da arquitectura Tradicional da Região Saloia", este serviu-nos de guia pela pequena aldeia dando-nos explicações sobre as habitações que começaram a ser recuperadas por ele desde há seis anos.
Deixamos-vos as fotografias deste pequeno povoado, a Aldeia da Mata Pequena" e também vos deixamos uma sugestão: se gosta de contacto com a natureza e principalmente de fotografia, vá até esta aldeia ali bem próximo de Mafra, e passe um fim de semana diferente numa das casas recuperadas com todas as condições para que se sinta no seio de uma rara paisagem e com as comodidades que os tempos modernos nos podem proporcionar.
Em cima: Casa do Poço
Em cima: A pequena "tasca" da Aldeia da Mata Pequena
Em cima: No interior da pequena "tasca" da Aldeia
Em cima: O Sr. Diogo Batalha, o grande recuperador deste pequeno povoado
Em cima: Casa do Padeirão
Em cima: Casa do Jasmim
Em cima: A eira
Em cima: Casa da Ti Jacinta

Agradecemos a atenção dispensada pelo Sr. Diogo Batalha, que nos acompanhou ao longo da aldeia dando-nos algumas explicações e facultando-nos o folheto que nos serviu para deixar algumas referências a esta pequena e bela aldeia.
Para mais informações não deixem de visitar o site: www.aldeiadamatapequena.com

3 comentários:

Estrela disse...

Olá,João! Amei suas fotos e todo seu blog.
Você é um verdadeiro guia virtual, pois além de fotografar,você nos relata um pouco da história.Foi um prazer estar aqui.Voltarei mais vezes. Abraços!

Carol Bonando disse...

As fuas fotos sem muita técnica, e com muita emoção me fazem teletransportar do rio de Janeiro para a Aldeia. Consegui sentir até o cheiro do local. Adorei!!!

Não me perder em minha vida disse...

Muito bom. Sem planejar cheguei por aqui e conheci pelo seu trabalho as belezas de tua terra