segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O que está a acontecer, João?

Esta é a nova pergunta que o Facebook faz...
Pois vou responder! Está a acontecer que estou farto... Farto da ingratidão, da incompreensão, da falsidade, da injustiça!
Estamos na época do Carnaval, e como todos os anos, as pessoas mascaram-se (ou talvez não, como pensam). Há os que se mascaram de anjos, de gente séria, mas também há os que se mascaram de pirata, de ladrão, de esqueleto... Afinal parece que a máscara que todo o ano usaram não lhes serve nestes dias-
Lembro-me de um dia  ter lido qualquer coisa do género "Bom irmão é aquele que tendo duas fatias de bolo, uma grande e uma pequena, te dá a mais pequena, para que a grande não te faça mal, comendo ele a grande". Apesar dos meus 62 anos de idade e de ao longo dos últimos 20 anos ter encontrado pelo caminho muitos bons irmãos "que se preocuparam com a minha saúde" por isso sempre ficaram com a maior parte e a mim me deram os restos, ainda não aprendi. E continuo sem emenda. Mas parece que contabilizando os anos que eventualmente me restam viver é melhor começar a fazer um tratamento. E se para isso é necessário ser frio, calculista, inteligente e indiferente, que assim seja. No fim desde que não seja eu a sofrer as consequências, mas que saia das "coisas" sem qualquer vestígio de sofrimento, que assim seja. E pelo que tenho visto são estes que se safam e são bem vistos.
Ou como dizia um colega meu do saudoso Hospital Central de Nova Lisboa (hoje Huambo) em Angola, quando ali iniciei a minha vida profissional: "pimenta no cu do meu vizinho, é pó-de-talco para mim!". Meu caro Macedo, parece que é chegada a altura de levar mais a sério esse ditado!
Boa semana...

1 comentário:

alma minha disse...

...como te compreendo, João.
...sinto a morte, a morte da alma
por não haver fatia nem migalha...

(E como é estranho ter-te encontrado - porque já nos conhecemos por aí... - num ocasional clique sem destino seguro!...)