domingo, 3 de março de 2013

Manifestação de 2 de Março em Lisboa

Eu estive lá...
Pela primeira vez na minha vida estive numa grande, enorme, manifestação contra um governo que se tem mostrado cego, arrogante, sem o mínimo de sensibilidade às necessidades do Povo que os elegeu.
Na minha juventude tive alguns dissabores por causa das minhas ideias, tanto mais que sempre fui um jovem com ideais de esquerda, dissabores esses que não só me criaram alguns problemas com os chefes aquando da minha vida profissional na função pública, principalmente no principio, como mais tarde inclusivamente com familiares e neste caso muito especialmente com minha mãe.
Hoje sinto-me totalmente realizado no ideal político. Em 2012 estive na Festa do Avante e agora estive ali, lado a lado com os manifestantes. Mas sinceramente nem imaginava estar ao lado de pessoas que demonstravam ter tido uma vida sem grandes necessidade, e que agora ali protestavam, porque perderam os empregos, os filhos ou outros familiares que foram obrigados a emigrar, com os reformados e pensionistas, a quem lhes estão a espoliar o que durante uma vida profissional descontaram para terem uma velhice digna, com professores que não têm escola, com pessoas da área da cultura, jornalistas, enfermeiros, e até deficientes.
Eu estive lá e chorei ao cantar o Grândola, tal como vi à minha volta outras tantas pessoas de rosto endurecido, mas que naquele momento sentiram as lágrimas rolar pelo rosto queimado de uma vida que lhes querem roubar a todo o custo.
Já vivi o suficiente para não me emocionar com muitas coisas, mas nunca pensei viver isto. E ali lado a lado com tantos milhares que protestavam, também muitos a dormir em cima de cartões, porque já nem força têm para protestar.
E ainda há quem nas redes sociais diga que as imagens são resultado de photoshop... Sinceramente, são tão estúpidos que nem sequer sabem o que é photoshop, quanto mais saberem o que é a revolta de um povo que sonhou no 25 de Abril com uma vida melhor, mais digna e igual e que hoje a igualdade que vivem é pela desgraça.
Aos 62 anos já não espero grande coisa da vida. Mas como pai, incluindo de 2 jovens adolescentes, sofro, porque lhes disse em crianças que iriam ter um futuro melhor que o meu, e afinal nem futuro terão, se não tiverem que ir para as ruas arrumar carros dos grandes senhores que nos têm governado ou roubado! Ou então emigrarem como muitos estão a fazer,
Senhor dr. Passos Coelho como o senhor sou retornado de África, só que eu vim de lá sem nada, ao contrário de si. Tenha a dignidade de se demitir e ao seu governo e vá viver o resto dos seus dias fora da política, porque o senhor ultrapassou tudo o que era imaginável na politica da destruição de um país e dos sonhos dos portugueses. Vá para Angola de novo, se alguém o quiser lá, o que duvido, pelo que tenho lido nos editorias do Jornal de Angola. O Senhor não tem o mínimo de sensibilidade, o dr. Paulo não está à altura de fazer parte de um governo porque pertence a um partido muito comprometido com o antes do 25 de Abril, o seu Ministro das Finanças já deu provas da "sua competência" com os diversos enganos.
Vá para o seu emprego, que o senhor terá sempre, e viva a sua vida com a sua família, ou então faça como outros que o antecederam, incluindo alguns do seu partido, dê o fora para o Parlamento Europeu, ou para França ou para uma instituição internacional qualquer, pois o senhor terá sempre lugar. Nós Portugueses é que não...
E antes que aqueles milhares de elementos das forças de segurança que ali estavam para "o proteger" também mudem de lado e sejam eles a correr consigo!
Boa Viagem













Sem comentários: