quinta-feira, 9 de julho de 2009

Há estômago para tudo...


O que me leva hoje a escrever estas palavras é a tristeza pela desumanidade das pessoas. Andava eu com os meus filhos (de 13 e 10 anos) numa das incursões fotográficas que costumo fazer e em que eles sempre que podem (e querem) me acompanham no Rio Cértima, junto à ponte do Cardal, com o objectivo de fotografar uns lagostins que tínhamos visto por ali, quando um deles me chama a atenção para uns gemidos que se ouviam. Depois de procurarmos a origem notámos que um saco de plástico pendurado numas canas parecia mexer-se.
Tirei o saco e fui abrir e sinceramente não gostei do que vi. E o que ali vi a fotografia que fiz ilustra bem.
No interior do saco estavam 4 gatos recém-nascidos, com 3 deles ainda vivos (mas já bastante enfraquecidos) e sinal de que haviam sido "jogados" para ali havia pouco tempo, tanto mais que menos de uma hora antes tinha estado naquele mesmo local e nada tinha visto que me chamasse a atenção.
Nada pude fazer senão olhar para a cara da minha filha de 10 anos e ver a sua expressão de incompreensão perante o triste espectáculo em que alguém havia sido o protagonista.
Para além de não ser a melhor maneira de se livrar dos animais (penso que haveria uma maneira menos cruel de lhes tirar a vida, que deixá-los a morrer dentro dum saco de plástico, o facto de esse mesmo saco com os gatitos ter sido lançado para o rio, que já por si tem pouca água, também não é correcto.
Mas como se costuma dizer: há pessoas que têm estômago para tudo...

2 comentários:

Laura Sarmento disse...

Pessoas assim não deviam ter sequer direito a ter estômago...Crueldade gratuita. Cenas horríveis para crianças ou adultos assistirem. Isto não é um mundo cão. Isto é um mundo de homens que são realmente piores que bichos.

Lara disse...

Se ao menos percebessem que cada sopro de vida é uma dádiva ... e destruí-la assim , no seu maior momento de fragilidade ... :( é muito , muito triste .