domingo, 21 de março de 2010

Dia 27 de Março às 20h e 30 m - Hora do Planeta

Às 20h30 do dia 27 de Março, os monumentos mais emblemáticos de todo o mundo e os maiores ícones nacionais vão mergulhar na escuridão pela “Hora do Planeta 2010”, num sinal poderoso da comunidade global para dar resposta à ameaça de alterações climáticas. Este ano, uma vez mais a United Photo Press associa-se à iniciativa, numa clara preocupação da nossa organização pelo desenvolvimento sustentável do Planeta.

Nesse sentido, durante uma hora, irão desligar-se as luzes de todos os escritórios da United Photo Press, em todos os continentes, juntando-se a muitos outros locais em todo o mundo.

De resto, este ano, pela primeira vez, a Associação Nacional de Municípios Portugueses alia-se a esta campanha, apoiando o desafio lançado pela WWF a todas as autarquias portuguesas para que participem neste movimento à escala global.

Monumentos nacionais como o Cristo-Rei, Castelo de São Jorge, Museu da Electricidade e Padrão das Descobertas em Lisboa; Arco e Muralhas da Cidade de Faro; Biblioteca Manuel Alegre, em Águeda; ou o Mosteiro do Landim, em Vila Nova de Famalicão engrossam a lista de mais de 70 estruturas que em todo o mundo irão ficar às escuras em nome da poderosa mensagem da WWF.

A “Hora do Planeta”, considerada como a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, da rede WWF, a organização global de conservação, arrancou em 2007, na cidade australiana de Sidney, com o objectivo de alertar de forma simbólica – apagar as luzes por uma hora – para a necessidade de proteger o Planeta contra os efeitos do aquecimento global. Este movimento excedeu todas as expectativas, alargando-se a todos os pontos do globo, com a participação de empresas, governos e cidadãos.

Recorde-se que em 2009, foram 4000 as cidades em 88 países de todo o mundo que participaram neste apagão global, com 1.200 milhões de pessoas que desligaram as luzes pelo Planeta.

Apesar de decorrer apenas durante uma hora, a “Hora do Planeta” é um evento simbólico que pretende estimular os indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono, numa base contínua e diária.

CARLOS ALVES DE SOUSA

PHOTO & ART MANAGER
PRESIDENTE DA UNITED PHOTO PRESS

De Sidney para o resto do Mundo

A «Hora do Planeta 2010», considerada como a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, da rede WWF, começou em Sydney, na Austrália, em 2007, quando 2,2 milhões de residências e empresas desligaram as lâmpadas e outros aparelhos electrónicos, durante uma hora, para marcar posição para a necessidade de proteger a Terra contra os efeitos do aquecimento global. E apenas um ano depois, já se tinha tornado num movimento de sustentabilidade mundial, com mais de 50 milhões de pessoas em 35 países participantes. Hoje, só a página oficial reúne actualmente 5.638.216 apoiantes, que vão sendo actualizados constantemente, em centenas de países.

O movimento excedeu todas as expectativas, alargando-se a todos os pontos do mundo, com a participação de empresas, governos e cidadãos. Recorde-se que só em 2009, foram quatro mil as cidades em 88 países de todo o mundo que participaram neste apagão global, com 1.200 milhões de pessoas que desligaram as luzes pelo Planeta.

Apesar de decorrer apenas durante uma hora, a iniciativa pretende estimular individuais e colectivos, para tomarem medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono, numa base contínua e diária.

1 comentário:

Ana de Sousa disse...

Belíssimas apresentações e grande sensibilidade. Um pequeno pormenor faz toda a diferença, gostei parabéns e continuação de bons trabalhos tão enrequecidores ou mais que estes. Abraço
Ana