segunda-feira, 3 de maio de 2010

2.000.000.000 de euros

Normalmente não gosto de falar de economia e muito menos de economia política pois não percebo nada disso.
Assim sendo até aceito (quer dizer não aceito, mas faço de conta que sim, assim se alguém ligado ao nosso Governo eventualmente ler este apontamento vai acreditar que há um (UM) português que acredita naquilo que diz) que o nosso Governo apesar do PEC (Palermas e Crentes - os portugueses) queira manter obras megalómanas como o TGV (combóio de muita, muita, muita alta velocidade) e o novo aeroporto, porque o aeroporto que temos já não serve para deixar ao abandono tantos turistas se houver nova nuvem de fumo como a que houve há dias que parou o transito aéreo em tantos países.
Agora há uma coisa que eu não compreendo... Eu explico. Como é meu hábito acordar cedo, ponho-me a ler e geralmente ligo a Euronews para ouvir as notícias. E hoje assim fiz. E quando a voz off das notícias falou que a União Europeia iria ajudar a Grécia a sair da crise com um apoio sem precedentes, no qual Portugal comparticipava com 2 mil milhões de euros, eu pensei: isto de acordar cedo faz-me mal, já não ando a ouvir nada direito.
Então alguma vez o senhor Ministro das Finanças Professor Doutor Teixeira dos Santos e o nosso Primeiro Ministro senhor Engenheiro Sócrates iriam lá fazer uma coisa destas: dar dinheiro para apoiar a Grécia a sair da crise, quando nós cá em Portugal estamos a ir em passos largos para uma situação igual ou pior que a Grécia?!
E não acreditei. Porque quando o nosso Governo fala em medidas muitos graves de austeridade para os Portugueses (caramba já ando a ouvir isso desde há décadas e não é que é tudo sempre por causa do antigo regime que felizmente o Movimento das Forças Armadas acabou, senão eu não poderia estar a escrever isto...), quando até se fala em aumentar os impostos e até em cortar parte do subsídio de férias e/ou natal dos funcionários públicos (já passei por isso na década de 80 quando era funcionário no activo) o nosso Governo não iria pregar uma partida destas aos Portugueses e mandar dinheiro para ajudar a Grécia quando nós tanto precisamos dele.
E porque não acreditei, resolvi ouvir de novo a notícia (a Euronews repete aquelas coisas várias vezes durante a emissão até que a gente fique com as coisas a martelar na nossa cabeça) e não é que ouvi a mesma coisa. Mas porque faço parte daqueles portugueses para quem o PEC foi feito (Palerma E Crente) de novo duvidei e resolvi mudar de estação para ouvir o que a SIC Notícias dizia e quando o apresentador faz a leitura da imprensa de hoje e volta a repetir aquilo que eu tinha ouvido. Portugal vai comparticipar com 2 mil milhões de euros para ajudar a Grécia.
Finalmente acreditei e gritei (que até a minha mulher deu um salto na cama): EU ESTOU MALUCO...

Publicado no Jornal da Mealhada nº 793 de 26 de Maio de 2010

Sem comentários: