quinta-feira, 6 de junho de 2013

O verão e os animais

Estando na dúvida do que iria escrever hoje para iniciar o meu dia desta maneira tão boa como é escrever, que me dá um óptimo humor para o resto do dia, lembrei-me que desde que ando na formação em Lisboa, e já lá vão uns meses, que cada dia que passa, mais pessoas encontro por ali junto ao Tejo, entre Belém e Alcântara,  de todas as idades a fazerem o seu passeio ou corridas matinais.
Mas o mais curioso é que cada vez encontro mais cães a acompanharem os seus donos no exercício físico.
E lembrei-me, por isso, que daqui por uns dias começa o Verão e as férias, embora os tempos não estejam muito propicios para férias por causa da crise em que vivemos, mas sempre acontecem para alguém e ainda bem. E normalmente com as férias vem o abandono de animais, que pelo que tenho lido, já não é prerrogativa do verão e das férias, mas de todo o ano...
Isto é o animal é muito bonito enquanto bébé, mas depois cresce e começa a comer e as suas necessidades fisiológicas são maiores e então lá vão eles para uma estrada ou campo qualquer.
Sinceramente acho que quem não gosta de um animal não gosta de pessoas. E quando um animal é adotado, é um amigo que entra em casa, para ser devidamente tratado e acompanhado ao longo da sua vida.
Infelizmente parece que isso não é bem assim, e por vezes acaba por ser fruto de uma "birra" do menino lá da casa, que quer um cão ou um gato, e mais cedo ou mais tarde tem como resultado o abandono.
Espero que este ano esse flagelo que se verifica no verão não aconteça, e mais, seria bom que a exemplo do que se passa com as campanhas do Banco Alimentar que muito respeito, se fizessem campanhas a favor da alimentação e outras necessidades dos animais, pois sei que as instituições que os recolhem estão a abarrotar e com sérias dificuldades,
Até amanhã...

Sem comentários: