terça-feira, 3 de setembro de 2013

A poupança da CP... (Caminhos de Ferro de Portugal)

“Se bem me lembro…” e sem querer plagiar o professor Vitorino Nemésio de grande saudade e memória, quero dizer que nos meus tempos de juventude, quando nos deslocávamos de comboio o “nosso hotel de recurso” eram as estações da Refer.
Hoje tudo isso faz parte da história e se ainda se mantém em estações como Campanhã, São Bento, Oriente ou Santa Apolónia, no resto das estações por este país fora já não é possível “dormitar” para passarem as horas, porque ou as estações estão definitivamente fechadas ou só abrem a determinadas horas.
E é aqui que quero chegar: ultimamente tenho utilizado como estação de chegada ou de partida a estação da CP da Mealhada. Até aqui tudo bem, se (e há sempre um se…) não fosse o caso desta estação abrir às sete horas da manhã, e para quem chega antes desta hora ter que aguentar o frio num dos bancos que ladeiam as linhas. Mas ainda pior é que as casas de banho só abrem a partir dessa hora… Mas ainda pior é que as casas de banho não têm nem toalhetes nem papel higiénico.
Já passei por esta situação algumas vezes, mas hoje “xatiei-me” mesmo, pois indo com a minha filha adolescente para apanhar o comboio regional de Coimbra, das 9 horas e 22m e porque possivelmente um yogurte “caíu mal” à minha filha que lhe originou “desarranjo intestinal” passámos pela situação (ou melhor a minha filha passou…) de querer ir à casa de banho da Estação da Mealhada da CP e ali não haver UM toalhete ou um pouco de papel higiénico. Solicitada a informação de tal razão ao funcionário que se encontrava na bilheteira (já passava das sete horas, por isso a bilheteira já estava aberta) este informou que “ainda ontem a funcionária da limpeza havia colocado papel higiénico e toalhetes nas casas de banho… Ainda ontem! Bem, depois de ter recorrido ao senhor do Bar da Estação que gentilmente nos cedeu papel higiénico, mas porque a situação de diarreia se mantinha, muito amavelmente o funcionário da bilheteira da Estação da CP da Mealhada, Sr. Rui Rolim, nos cedeu o papel higiénico e alguns toalhetes para caso a situação se mantivesse pelo menos… do mal o menos!
Tenho ouvido falar dos problemas da situação económica da CP, é certo que a crise leva que alguns para “poupar uns tostões” até levem o papel higiénico das estações da CP para casa…
Mas deixo então duas sugestões: a primeira aos passageiros dos comboios da CP, que levem papel higiénico de casa, pelo sim pelo não, sempre que viagem de combóio.
Segunda sugestão, e esta seria muito mais eficaz: porque não manter as casas de banho das estações da CP fechadas, mas sempre que um utilizador tivesse que recorrer às casas de banho, dirigia-se ao funcionário da CP ali presente, na bilheteira, e contra a entrega do BI, CC ou passaporte e até preenchimento de um questionário, como é habitual hoje fazer-se, o funcionário cederia a chave e um determinado comprimento de folhas de papel higiénico…

Nem a situação económica da CP se agravaria e os utentes sentir-se-íam mais confortáveis. É só uma sugestão…

Sem comentários: